Imagine que existe um carro capaz de capturar mais dióxido de carbono (CO₂) do aquele que produz durante a sua condução. Um grupo de estudantes da Universidade de Eindhoven (TU/e), nos Países Baixos, transformou o sonho em realidade com o protótipo de um veículo elétrico (VE) o Zem.
O Zem armazena eficazmente o CO₂ através da “captura direta de ar”, durante a condução, já a purificação e limpeza do ar é feita através de um filtro especial. Embora o projeto esteja na sua fase inicial, a equipa TU/ecomotive considera o seu desenvolvimento motivador, e visa contribuir para a redução do aquecimento global, salientando que os automóveis de passageiros são responsáveis por mais de 60% das emissões relacionadas.
A chave para que o Zem sugue eficazmente o CO₂ da atmosfera é o seu filtro. Atualmente o carro tem uma autonomia de 320 Km até que esta unidade fique cheia, ou, seja necessário fazer a sua limpeza. Este componente único, que a TU/ecomotive pretende patentear, permite ao automóvel capturar dois quilos de CO₂ por cada 32, 000 quilómetros conduzidos por ano, o que significa que, 10 protótipos do Zem poderiam reduzir tanto CO₂ quanto uma árvore de porte médio durante um ano.
“Neste momento está a aguardar a validação do conceito, mas já é verificável que a capacidade do filtro estará apta a aumentar nos próximos anos. Capturar o CO₂ é um pré-requisito para compensar as emissões durante a produção e reciclagem”, declarou a chefe de equipa Louise de Laat.
Um carro de boa aparência com uma mensagem séria
É justo dizer que quando as start-ups lançam um protótipo vanguardista, os resultados podem ser insólitos. Com uma aparência refrescante, o Zem é um coupé elegante e desportivo de duas portas, e é fácil de o imaginar a ser conduzido pelas estradas de amanhã.
O processo de fabrico do carro reforça a sua mensagem de sustentabilidade. Todos os materiais e peças do veículo são recicláveis ou reutilizáveis. A TU/ecomotive tem colaborado com a empresa sediada em Eindhoven, a Black Bear Carbon, especializada na reciclagem de pneus fora de circulação. Materiais estes que são incorporados na composição do monobloco do Zem, sendo este processo determinante para a redução das emissões de CO₂.
O carregamento bidirecional é algo que muitas empresas de automóveis e fornecedores de carregamento ainda estão a desenvolver, e o Zem explora este processo na totalidade. A tecnologia permite o fornecimento de energia do veículo para a rede (V2G) ou do veículo para a casa (V2H), onde o VE fornecerá energia da sua bateria de volta para a rede ou diretamente para a sua casa. Como tal, pode fornecer energia quer para aparelhos domésticos, quer para outros equipamentos específicos sem ser obrigatoriamente um automóvel, ou ainda para suavizar picos na procura global de energia.
A tecnologia de carregamento bidirecional do Zem foi concebida com painéis solares incorporados no tejadilho do carro, fazendo uso tanto das baterias como do espaço no tejadilho para tornar o veículo mais sustentável, mesmo quando não está a conduzir.
Colaborando com parceiros como a CEAD e a Royal3D , a TU/ecomotive também recorreu à impressão em 3D durante o processo de construção. Os painéis monoblocos do Zem, bem como, da carroçaria foram criados através deste método, reduzindo significativamente os resíduos, com plásticos circulares que podem ser triturados e reutilizados noutros projetos.
Durante mais de uma década, a equipa sediada na TU/ecomotive, tem vindo a desenvolver veículos focados na sustentabilidade, apresentando este nível de tecnologia à vasta indústria automóvel. A pequena equipa espera construir um carro novo e inovador a cada 12-18 meses.
“Queremos agitar a indústria ao mostrar o que já é possível fazer”, disse Nikki Okkels, responsável das relações externas na TU/ecomotive. “Se 35 estudantes conseguem desenhar, desenvolver e construir um carro quase neutro, em termos de emissões de carbono num ano, então também existem mais oportunidades e possibilidades para a indústria.”
“Desafiamos a indústria a aceitar o desafio, e claro que adoraríamos pensar numa solução em conjunto. Também ainda não acabámos o nosso processo de desenvolvimento, e queremos dar alguns passos gigantes nos próximos anos. Assim sendo, convidamos os fabricantes de carros a vir até aqui e a darem uma espreitadela.”
Este conteúdo foi-lhe apresentado pela Autovista24.
Note-se que este artigo é uma tradução do original publicado em inglês na Autovista24 e, por conseguinte, poderá conter pequenos erros ortográficos. Caso verifique qualquer discrepância ou inconsistência entre o original e a tradução, a versão que prevalecerá será sempre a inglesa.