insights podcast

O que reserva o futuro para as baterias dos veículos elétricos?

Autovista24 | 28 Set 2023

Sobre o autor

Autovista24

Autovista24 provides specialist information for Europe’s automotive decision makers. The platform hosts news analysis, original research, interviews, webinars, videos and podcasts. Autovista24 journalists combine proprietary data with timely research and analysis – all while tapping into Autovista Group’s pan-European team of automotive experts to ensure that users benefit from highly-relevant content.

À medida que os automobilistas trocam os motores de combustão interna pelos veículos elétricos (EV), crescem as expetativas relativamente a tecnologias mais avançadas. As baterias atuais são adequadas para muitos dos adotantes iniciais, mas é necessário desenvolvê-las para atrair um mercado mais alargado.

Para descobrir o impacto da atual tecnologia de baterias no mercado e que medidas estão a ser adotadas para criar novas unidades avançadas de armazenamento de energia elétrica, Phil Curry, editor de conteúdos especiais do Autovista24, esteve à conversa com Doron Myersdorf, CEO e cofundador da StoreDot. Os dois debateram o estado atual do mercado dos veículos elétricos, a evolução tecnológica da startup e a forma como o carregamento rápido irá impulsionar as vendas no futuro.

https://soundcloud.com/autovistagroup/how-ev-battery-development-is-critical-for-the-industry?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fautovistagroup%252Fhow-ev-battery-development-is-critical-for-the-industry

Subscreva o podcast do Autovista24 e ouça os episódios anteriores na Apple, Spotify, Google Podcasts e Amazon Music.

Sinopse do programa

Com sede em Israel, a Storedot está a trabalhar em novos materiais e sistemas para as baterias dos EV. Os desenvolvimentos da startup resultam em novas baterias com capacidade de recarregar em minutos, contribuindo para eliminar um dos maiores obstáculos à adoção de EV: a ansiedade do carregamento. Tem por objetivo reproduzir a experiência de reabastecimento de um veículo a gasolina ou diesel, oferecendo maior comodidade aos compradores de EV.

“O carregamento rápido ou o carregamento ultrarrápido (XFC) em que estamos a trabalhar exige uma estação de carregamento capaz de debitar uma potência de 350 kW e uma bateria capaz de comportar este nível de potência num curto período de tempo, sem preocupações de segurança ou problemas de aquecimento”, afirmou Myersdorf. “Isto exige uma nova tecnologia de baterias e uma infraestrutura que possa ser desenvolvida em paralelo”.

Os desenvolvimentos da StoreDot substituem a grafite no ânodo da bateria por nanopontos. Estes conseguem carregar-se a um ritmo muito mais rápido do que as atuais estruturas de grafite. Os nanopontos conseguem aumentar dez vezes a velocidade de carregamento, contribuindo para aumentar a área da superfície do material e facilitando a interação dos iões.

O processo não é tão fácil como a introdução de novos materiais numa bateria, há também outros fatores a ter em consideração. “A temperatura é um fator extremamente importante nas baterias, especialmente, quando se trata do carregamento rápido, em que a potência é muito maior”, acrescentou Myersdorf. “Estamos a falar de centenas de amperes a serem bombeados no veículo e temos de garantir que está a ser aplicado o sistema de arrefecimento certo”.

A StoreDot registou um crescimento rápido nos últimos anos e está atualmente a testar a sua tecnologia de baterias com vários fabricantes de automóveis antes de avançar para a fase seguinte. Isto envolve a conceção de veículos centrados na bateria e assegurar a realização de todos os testes do sistema de acumuladores, e não apenas das células, algo que a empresa tenciona concluir no próximo ano.

Com baterias mais bem desenvolvidas, com capacidade para se carregarem mais rápido e com maior autonomia, haverá igualmente vantagens para o mercado de veículos elétricos usados. Os condutores que querem mudar de carro, mas não têm possibilidade de comprar um veículo novo, poderão ter sido dissuadidos pela potencial deterioração das baterias velhas. No entanto, com a nova tecnologia, a unidade motora pode ser tão eficiente como um veículo com motor de combustão interna após vários anos, eliminando outro eventual obstáculo à adoção e mantendo os veículos elétricos na estrada durante mais tempo.

A evolução das baterias será provavelmente um aspeto essencial para o setor automóvel no futuro, e as startups como a StoreDot desempenharão um papel importante. Estas empresas terão de trabalhar em conjunto com os atores bem estabelecidos no setor para melhorar o mercado dos EV em geral e oferecer opções práticas aos consumidores e empresas.

Este conteúdo foi-lhe apresentado pela Autovista24.

Note-se que este artigo é uma tradução do original publicado em inglês na Autovista24 e, por conseguinte, poderá conter pequenos erros ortográficos. Caso verifique qualquer discrepância ou inconsistência entre o original e a tradução, a versão que prevalecerá será sempre a inglesa.

Também poderá ter interesse em

Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista 2023 

20 Jul 2023

A partir de 19 de junho, o Autovista24 anunciará os vencedores da primeira edição dos Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista. Como resultado de...

O que são valores residuais dos automóveis? 

27 Jun 2023

O que é o valor residual de um automóvel? Tom Geggus, editor-adjunto da Autovista24, explica a terminologia, os diversos tipos e como podem ser calculados. ...

Elevados riscos e recompensas do modelo de agência para as vendas de automóveis novos

10 Mai 2023

O Dr. Christof Engelskirchen, economista-chefe do Grupo Autovista, debate as implicações do modelo de agência para os automóveis novos e se os benefícios previstos superam...

Sim, inscreva-me na Autovista24

* Obligatorio


Inscreva-se para receber o seguinte email:
Autovista24: Leitura essencial sobre automóveis dados e conhecimento - uma atualização diária do novo site da Autovista24 foi enviada por Autovista Ltd, em inglês.

Os nossos e-mails utilizam pixels para monitorizar sempre que abre, encaminha ou clica nos URLs dos nossos e-mails. Isto ajuda-nos a monitorizar e medir o desempenho e eficácia dos nossos e-mails. A combinação disto com as informações fornecidas acima e as suas informações de navegação permite-nos adaptar e melhorar o nosso marketing e personalizar a sua experiência de utilizador no nosso website. Ao inscrever-se, está a consentir a utilização dos seus dados com a finalidade de lhe enviar emails personalizados e a utilização de pixels de seguimento. Pode revogar o seu consentimento para receber os nossos emails e respetivo seguimento em qualquer altura, carregue neste link para o nosso Centro de Preferências de email e atualize as suas preferências. Para informações adicionais sobre o processamento dos seus dados pessoais, consulte a Política de Privacidade do Grupo Autovista e a Política de Privacidade da Eurotax.