insight

O que são valores residuais dos automóveis? 

Autovista24 | 27 Jun 2023

Sobre o autor

Autovista24

Autovista24 provides specialist information for Europe’s automotive decision makers. The platform hosts news analysis, original research, interviews, webinars, videos and podcasts. Autovista24 journalists combine proprietary data with timely research and analysis – all while tapping into Autovista Group’s pan-European team of automotive experts to ensure that users benefit from highly-relevant content.

O que é o valor residual de um automóvel? Tom Geggus, editor-adjunto da Autovista24, explica a terminologia, os diversos tipos e como podem ser calculados. 

Transcrição – O que são valores residuais dos automóveis? 

Chamo-me Tom Geggus, sou editor-adjunto da Autovista24 e trago-vos uma útil definição “o que é”. Em termos simples, um valor residual (VR) é o valor de um veículo após determinado tempo e quilometragem, com qualquer número de diferentes combinações de idade e quilometragem. Há um número praticamente infinito de cenários diferentes que podem ser aplicados a um veículo. 

Por exemplo, o site de informações sobre valores residuais do Grupo Autovista recorre a um cenário padrão de 36 meses e 60 mil quilómetros ou 40 mil milhas no Reino Unido. Então, o valor residual de um automóvel pode ser compreendido de duas maneiras. A primeira exprime-se em termos de valor absoluto, ou seja, o valor de um veículo uma vez atingido o limite de antiguidade e quilometragem. A segunda maneira de compreender o valor residual do automóvel é através de uma percentagem que nos dá a respetiva retenção de valor. Isto significa pegar no valor de revenda de um veículo e calculá-lo como percentagem do novo preço. É importante observar que isto é diferente da depreciação, que indica o valor que um veículo perdeu. 

Vejamos então o exemplo deste automóvel. Acabou de chegar ao salão de exposições com o valor de 50.000 euros e queremos conhecer o valor residual previsto. Então, se quisermos saber quanto vai valer dentro de 36 meses após ter feito 60 mil quilómetros, podemos olhar para o histórico de desempenho médio de outros modelos. Isso levar-nos-ia a prever que, ao atingir o nosso cenário padrão, valerá vinte mil euros. A percentagem do valor residual disso seria um valor de retenção de quarenta por cento e, para quem é bom a matemática, isso deixa-nos com uma depreciação de sessenta por cento, pois o automóvel perdeu trinta mil euros de valor. 

Vamos agora dar uma vista de olhos à secção de automóveis usados do salão de exposições. Aqui, encontrámos o mesmo modelo, mas três anos mais velho. Utilizando o mesmo método, podemos encontrar o atual valor residual. Hoje em dia, os valores residuais aplicam-se a todos os diferentes tipos de veículos e os agregados dos mercados podem ser calculados por segmento, marca e tipo de combustível num país. Agora, para saber mais, vá a  autovistaintelligence.com

Este conteúdo foi-lhe apresentado pela Autovista24.

Note-se que este artigo é uma tradução do original publicado em inglês na Autovista24 e, por conseguinte, poderá conter pequenos erros ortográficos. Caso verifique qualquer discrepância ou inconsistência entre o original e a tradução, a versão que prevalecerá será sempre a inglesa.

Sim, inscreva-me na Autovista24

* Obligatorio


Inscreva-se para receber o seguinte email:
Autovista24: Leitura essencial sobre automóveis dados e conhecimento - uma atualização diária do novo site da Autovista24 foi enviada por Autovista Ltd, em inglês.

Os nossos e-mails utilizam pixels para monitorizar sempre que abre, encaminha ou clica nos URLs dos nossos e-mails. Isto ajuda-nos a monitorizar e medir o desempenho e eficácia dos nossos e-mails. A combinação disto com as informações fornecidas acima e as suas informações de navegação permite-nos adaptar e melhorar o nosso marketing e personalizar a sua experiência de utilizador no nosso website. Ao inscrever-se, está a consentir a utilização dos seus dados com a finalidade de lhe enviar emails personalizados e a utilização de pixels de seguimento. Pode revogar o seu consentimento para receber os nossos emails e respetivo seguimento em qualquer altura, carregue neste link para o nosso Centro de Preferências de email e atualize as suas preferências. Para informações adicionais sobre o processamento dos seus dados pessoais, consulte a Política de Privacidade do Grupo Autovista e a Política de Privacidade da Eurotax.