editors-choice

Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista 2023 

Autovista24 | 20 Jul 2023

Sobre o autor

Autovista24

Autovista24 provides specialist information for Europe’s automotive decision makers. The platform hosts news analysis, original research, interviews, webinars, videos and podcasts. Autovista24 journalists combine proprietary data with timely research and analysis – all while tapping into Autovista Group’s pan-European team of automotive experts to ensure that users benefit from highly-relevant content.

A partir de 19 de junho, o Autovista24 anunciará os vencedores da primeira edição dos Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista. Como resultado de uma investigação e análise aprofundadas do Grupo Autovista, os prémios pan-europeus celebrarão os modelos com os maiores valores residuais (VR).

No período que antecedeu os anúncios exclusivos, Christian Schneider, do Grupo Autovista, discutiu os emocionantes prémios num novo episódio de podcast com o editor do Autovista24, Tom Geggus. 

Como líder do projeto, Schneider explicou como os peritos do Grupo Autovista recolheram e calcularam dados de 17 mercados europeus para identificar os modelos com maior retenção de valor. Esta abordagem baseada em dados torna os prémios ainda mais importantes para os principais intervenientes do setor automóvel, como os fabricantes de automóveis e as empresas de leasing.
 
Sinopse do programa 

Os Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista 2023 serão revelados de 19 a 29 de junho. Oito prémios distintos serão anunciados exclusivamente no Autovista24, com as categorias baseadas em grupos de segmentos e opções de motorização. 

Os prémios celebrarão cada um dos oito vencedores e os respetivos segundos classificados, apresentando ideias únicas de todo o Grupo Autovista. Mas como foram calculados os vencedores?
 
Método de atribuição 

Em vez de dependerem de um painel de jurados, os prémios aproveitam a vasta quantidade de dados à disposição do Grupo Autovista. Ao reunir, calcular e analisar estas informações, os especialistas da empresa conseguiram revelar os modelos vencedores deste ano. Foram utilizados dados do mercado de veículos usados de fevereiro a abril de 2023, com valores residuais comerciais previstos para veículos com 36 meses e 60.000 km. 

Schneider trabalhou com os analistas e editores do Grupo Autovista para examinar os dados de 17 países europeus diferentes. Estes incluíram Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. 

Para serem considerados, os modelos tinham de se situar entre o 20 e 90 percentis da distribuição de potência da categoria selecionada. O objetivo consistia em evitar a criação de uma tabela classificativa que incluísse automóveis com potências extremas, distorcendo assim os resultados da análise. 

Os veículos também tinham de ocupar o espaço entre um ponto do preço inicial e os que se encontram no extremo oposto do espetro de acessibilidade, como as variantes desportivas radicais. Isto resultou numa concentração em itens de série mais comuns, evitando veículos em ambos os extremos da tabela de preços. 

Os analistas do Grupo Autovista identificaram então a versão de cada modelo com o valor residual mais elevado, expresso como percentagem do preço de tabela retido (%VR). Para cada mercado disponível, os modelos foram indexados dividindo a sua %VR pela %VR média nessa categoria. 

Os Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista foram atribuídos com base no índice médio de uma categoria em países selecionados. Este índice foi posteriormente ponderado em função dos volumes de vendas de automóveis novos de cada mercado, de modo a que os resultados extraordinários dos mercados de elevado volume fossem representados nos números finais. 

Estes são os vencedores dos primeiros Prémios do Valor Residual do Grupo Autovista: 
The 2023 Autovista Group Residual Value Award winners

Note-se que este artigo é uma tradução do original publicado em inglês na Autovista24 e, por conseguinte, poderá conter pequenos erros ortográficos. Caso verifique qualquer discrepância ou inconsistência entre o original e a tradução, a versão que prevalecerá será sempre a inglesa.

Sim, inscreva-me na Autovista24

* Obligatorio


Inscreva-se para receber o seguinte email:
Autovista24: Leitura essencial sobre automóveis dados e conhecimento - uma atualização diária do novo site da Autovista24 foi enviada por Autovista Ltd, em inglês.

Os nossos e-mails utilizam pixels para monitorizar sempre que abre, encaminha ou clica nos URLs dos nossos e-mails. Isto ajuda-nos a monitorizar e medir o desempenho e eficácia dos nossos e-mails. A combinação disto com as informações fornecidas acima e as suas informações de navegação permite-nos adaptar e melhorar o nosso marketing e personalizar a sua experiência de utilizador no nosso website. Ao inscrever-se, está a consentir a utilização dos seus dados com a finalidade de lhe enviar emails personalizados e a utilização de pixels de seguimento. Pode revogar o seu consentimento para receber os nossos emails e respetivo seguimento em qualquer altura, carregue neste link para o nosso Centro de Preferências de email e atualize as suas preferências. Para informações adicionais sobre o processamento dos seus dados pessoais, consulte a Política de Privacidade do Grupo Autovista e a Política de Privacidade da Eurotax.