Como está a mudar o comércio de veículos usados?

Autovista24 | 08 Ago 2025

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Pressão sobre o valor residual (VR), marcas chinesas emergentes, maior rentabilidade e a importância das vendas de veículos elétricos a bateria (BEV). O jornalista da Autovista24, Tom Hooker, analisa como e por que razão o mercado de veículos usados está a mudar.

Associações do setor, especialistas automóveis e representantes de fabricantes reuniram-se em Frankfurt para a Used Vehicle Retail Summit. O evento abordou temas como as tendências atuais de VR, a confiança do consumidor e a venda de BEV.

Evolução do valor residual na Europa

Christian Schneider, diretor de conteúdo da EV Volumes, explicou como os VR mudaram nos últimos anos. “Durante a pandemia, devido à escassez de fornecimento, muitos ficaram satisfeitos com o aumento acentuado dos VR”, disse.

“Mas nos últimos dois anos, observamos uma queda em todos os tipos de combustível e na maioria dos países europeus. Estão a regressar aos níveis pré-pandemia, embora em muitos lugares ainda estejam acima disso.”

“Estamos a ver um maior equilíbrio entre oferta e procura. Mas há também muita pressão económica. Isso afeta diretamente os VR. Para 2025 e 2026, não esperamos melhorias significativas.”

Aumento de preços

Ele também destacou o impacto potencial das tarifas dos EUA. “Se os 25% de tarifas se mantiverem após julho, os preços dos carros europeus nos EUA vão subir, e as exportações cairão.”

Diretor de conteúdo da EV Volumes, Christian Schneider

“Os fabricantes têm de vender os carros em algum lugar. Veremos mais carros de marcas europeias a circular na Europa. Isto afeta menos os elétricos, porque a eletrificação nos EUA está atrasada.”

O impacto será maior nos veículos a combustão (ICE). Se as tarifas permanecerem, aumentará o risco sobre os VR. As vendas de BEV usados também aumentam, mas com quedas mais acentuadas nos seus VR.

Isso acontece porque muitos BEV estão a chegar ao mercado, principalmente por via das frotas, e não de compradores particulares. Além disso, os incentivos estão focados em carros novos, criando excesso de oferta artificial.

A influência crescente da China

Os volumes de BEV chineses devem continuar a crescer na Europa. Em 2024, as marcas chinesas detinham 7% do mercado europeu de novos. A EV Volumes prevê 10% para este ano.

Contudo, os VR desses modelos continuam atrás dos concorrentes. “Na Alemanha, as marcas chinesas têm desempenho 9 pontos percentuais abaixo das marcas estabelecidas”, disse Schneider.

Diretor de conteúdo da EV Volumes, Christian Schneider

“Mas essa diferença está a diminuir. Há um ano, a diferença era de 14 a 15 pontos. Ainda assim, a reputação demora a construir, especialmente no mercado de usados.”

Em Espanha, essa diferença é menor, dado o menor peso das marcas nacionais.

Comércio de carros usados

Com os VR dos BEV em queda e mais modelos no mercado, como sobrevivem os concessionários?

Friedrich Trosse, secretário-geral da AECDR, diz que é necessária uma estratégia de comunicação e vendas mais eficaz.

“O mercado de usados será o segmento de baixos rendimentos dos BEV. Nunca mais teremos um carro como o Volkswagen Carocha – acessível e moderno.”

Luis-Maria Perez-Serano, presidente da CARA, afirmou: “Os usados são uma grande oportunidade. Em mercados maduros, são duas vezes maiores que os novos.”

Da esquerda para a direita: Johan Verbois, cofundador do grupo MA5 Used Vehicle Consulting. Friedrich Trosse, Secretário Geral da AECDR. Luis-Maria Perez-Serano, Presidente do Conselho da CARA. Rodrigo Ferreira da Silva, vice-presidente e presidente do CECRA

“As margens são maiores. Muitos concessionários já ganham mais com usados. E é o ponto de entrada de muitos clientes.”

Ele alertou que o negócio é complexo. É essencial ter uma interface digital forte, com verificações de bateria online.

Também falou das vendas transfronteiriças. Apesar do mercado único, o comércio de usados ainda não está harmonizado. Melhorar isso pode gerar receita extra.

É crucial também investir em formação de pessoal para vendas e remarketing de usados.

Oportunidades perdidas no retalho

“Vejo ainda muitas oportunidades perdidas. Os mercados estão mais equilibrados entre novos e usados, mas a rentabilidade não está nos novos”, disse Rodrigo Ferreira da Silva, vice-presidente da CECRA.

Ele defendeu um sistema europeu de “car pass” — um certificado com dados reais do veículo, como a quilometragem, para combater fraudes.

Este serviço já existe na Bélgica e nos Países Baixos.

Este conteúdo foi-lhe apresentado pela Autovista24.

Please note that this article is an AI-created translation of an original article published in English on Autovista24. In the event of any discrepancy or inconsistency between the translation and the English version, the English version always prevails.

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