Portugal possui um dos mercados de veículos elétricos (VE) mais desenvolvidos da Europa. Quais modelos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) têm se destacado no país? O jornalista Tom Hooker, da Autovista24, analisa os números.
Combinando as entregas de BEVs e PHEVs, as vendas de VEs em Portugal cresceram 10% em 2024. Esse aumento ajudou o mercado a alcançar um crescimento geral, enquanto os registros de veículos a gasolina e diesel caíram em relação ao ano anterior.
Um total de 69.882 veículos plug-in foram entregues no ano passado, segundo dados da EV Volumes. Os plug-ins representaram 33,3% do mercado de carros novos em 2024, ligeiramente acima dos 33,2% de 2023.
Em comparação, a participação dos VEs foi de 25,7% na França, 20,2% na Alemanha, 11,5% na Espanha e 7,6% na Itália.

As entregas de BEVs em Portugal cresceram 15,2% em 2024, alcançando 41.932 registros. Essa tecnologia conquistou uma participação de mercado de 20% no ano passado e representou 60% das entregas de VEs. Os PHEVs tiveram um aumento de 3% nas vendas, com 27.950 unidades, resultando em uma fatia de 13,3% do mercado.
Crescimento dos VEs em Portugal
O mercado de VEs em Portugal tem registrado crescimento de dois dígitos todos os anos nesta década. Os volumes dispararam significativamente em 2023, impulsionados por um aumento de três dígitos nos BEVs. Os PHEVs também apresentaram forte crescimento em 2020, com um aumento de 103,7% nas vendas.

A participação dos PHEVs subiu de 8,2% no início da década para 13,3% em 2024, apesar de uma queda de 0,5 ponto percentual entre 2022 e 2023. Por outro lado, os BEVs têm registrado crescimento de participação todos os anos desde 2020.
Os PHEVs lideravam o mercado de VEs no início da década, com 60,2% de participação em 2020. No entanto, os BEVs ultrapassaram essa tecnologia em 2022 e continuam ampliando sua liderança. Os veículos totalmente elétricos representaram 60% dos volumes plug-in em 2024.

Em janeiro de 2025, as entregas de BEVs aumentaram 33,7%, com 3.335 unidades, segundo os dados mais recentes da EV Volumes. Os PHEVs caíram 10,3% em relação ao ano anterior, com 1.943 registros em janeiro. Com isso, as entregas de VEs cresceram 13,3% no mês.
Mudanças nos incentivos
“Portugal tem incentivos desde 2010. Eles foram interrompidos entre 2012 e 2014 e retomados em 2015. O valor diminuiu de 2011 a 2015, e depois disso aumentou, mas as regras mudaram ao longo dos últimos 10 anos”, explicou João Areal, chefe de avaliação para Portugal, Itália e Espanha no Autovista Group.
O governo português atualmente oferece um incentivo de €4.000 para compradores particulares que adquirirem um novo BEV de passageiros. Não há incentivos disponíveis para os PHEVs. Os critérios de elegibilidade tornaram-se mais restritivos desde que o valor atual foi introduzido em 2022.
Em 2023, veículos totalmente elétricos com custo final de compra superior a €62.500 deixaram de ser incluídos no programa. Agora, foram impostas novas restrições ao incentivo.
“Desde o final de 2024, foi adicionada uma condição para receber o incentivo de €4.000 ao comprar um VE: o comprador precisa entregar para abate um carro com motor a combustão com mais de 10 anos. Para o setor privado, o valor pode ser maior, mas essa nova condição pode desacelerar a compra de VEs”, destacou Areal.
Além disso, o teto de elegibilidade para BEVs caiu significativamente de €62.500 para €38.500. No entanto, mudanças recentes permitem que veículos com entre seis e nove lugares tenham um teto de preço de tabela de €55.000 mais IVA.
Os BEVs são isentos do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC). Veículos elétricos novos também recebem dedução total do IVA, desde que tenham sido vendidos por até €62.500.
PHEVs com autonomia elétrica mínima de 50 km e emissões oficiais de CO₂ inferiores a 50g/km também desfrutam de redução de 75% no ISV. Esse apoio será estendido para PHEVs registrados na UE entre 2015 e 2020 que tenham autonomia elétrica de pelo menos 25 km.
Tesla lidera em Portugal
O Tesla Model 3 foi o BEV mais vendido em Portugal em janeiro. O sedã registrou 328 unidades no primeiro mês do ano, um aumento de 10,4% em relação a janeiro de 2024.
O modelo respondeu por 9,8% de todas as vendas de BEVs no país, uma queda de 2,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O Model 3 liderou o mercado confortavelmente, registrando o dobro das entregas do seu concorrente mais próximo.

O Peugeot e-2008 ficou em segundo lugar com 164 unidades, seguido de perto pelo Dacia Spring em terceiro com 162 registros. Ambos os modelos viram seus volumes dispararem em relação a janeiro de 2024, com aumentos de 412,5% e 350%, respectivamente. Cada um conquistou uma fatia de mercado de 4,9%.
O BYD Atto 3 terminou em quarto, com 122 entregas, um aumento de 100% em relação ao ano anterior, alcançando 3,7% de participação. Um único veículo atrás estava o Volvo EX30, que aumentou seus volumes em 86,2%, com uma participação de mercado de 3,6%.
O Kia EV3 veio logo depois, com 120 entregas. Em sétimo ficou o BYD Seal, com 102 registros, um crescimento de 343,5% ano a ano. A combinação Renault 5 e Alpine A290 ficou em oitavo lugar, com 101 unidades.
Em nono ficou o BMW iX1. O SUV registrou 94 entregas, uma melhoria de 104,3% em relação a janeiro de 2024. O BMW i4 fechou o top 10, com 85 registros, uma queda de 36,6% ano a ano.
Volvo lidera os PHEVs em Portugal
A Volvo liderou o mercado de PHEVs em Portugal em janeiro com o XC60. O modelo registrou 102 entregas no mês, um aumento de apenas duas unidades em relação ao ano anterior, alcançando 5,2% do mercado de híbridos plug-in.

O Mercedes-Benz Classe A ficou em segundo lugar com 92 unidades, uma queda de 52,8% em relação ao ano anterior. Ele representou 4,7% das matrículas de PHEVs. Em terceiro ficou o BMW X1, com 85 entregas e 4,4% de participação, uma melhora de 203,6% em comparação com janeiro de 2024. O Cupra Formentor viu seus volumes aumentarem 228%, com 82 unidades, ficando em quarto.
Em quinto ficou o BMW Série 2, com 75 unidades, um aumento de 53,1%. O Mercedes-Benz Classe E ficou em sexto com 74 entregas, uma queda de 21,3%. Em sétimo veio o BMW Série 3, com 71 unidades, um crescimento de 20,3% ano a ano.
O BMW Série 5 ficou uma unidade atrás, dobrando seu total de entregas em relação a janeiro de 2024. O Mercedes-Benz Classe C também registrou 70 unidades, uma queda de 26,3% ano a ano. Isso significa que sete modelos alemães figuraram no top 10 de PHEVs em Portugal. Por fim, o BYD Seal U ficou em décimo lugar, com 61 unidades.
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