Article Type: insight

O que são valores residuais dos automóveis? 

O que é o valor residual de um automóvel? Tom Geggus, editor-adjunto da Autovista24, explica a terminologia, os diversos tipos e como podem ser calculados. 

Transcrição – O que são valores residuais dos automóveis? 

Chamo-me Tom Geggus, sou editor-adjunto da Autovista24 e trago-vos uma útil definição “o que é”. Em termos simples, um valor residual (VR) é o valor de um veículo após determinado tempo e quilometragem, com qualquer número de diferentes combinações de idade e quilometragem. Há um número praticamente infinito de cenários diferentes que podem ser aplicados a um veículo. 

Por exemplo, o site de informações sobre valores residuais do Grupo Autovista recorre a um cenário padrão de 36 meses e 60 mil quilómetros ou 40 mil milhas no Reino Unido. Então, o valor residual de um automóvel pode ser compreendido de duas maneiras. A primeira exprime-se em termos de valor absoluto, ou seja, o valor de um veículo uma vez atingido o limite de antiguidade e quilometragem. A segunda maneira de compreender o valor residual do automóvel é através de uma percentagem que nos dá a respetiva retenção de valor. Isto significa pegar no valor de revenda de um veículo e calculá-lo como percentagem do novo preço. É importante observar que isto é diferente da depreciação, que indica o valor que um veículo perdeu. 

Vejamos então o exemplo deste automóvel. Acabou de chegar ao salão de exposições com o valor de 50.000 euros e queremos conhecer o valor residual previsto. Então, se quisermos saber quanto vai valer dentro de 36 meses após ter feito 60 mil quilómetros, podemos olhar para o histórico de desempenho médio de outros modelos. Isso levar-nos-ia a prever que, ao atingir o nosso cenário padrão, valerá vinte mil euros. A percentagem do valor residual disso seria um valor de retenção de quarenta por cento e, para quem é bom a matemática, isso deixa-nos com uma depreciação de sessenta por cento, pois o automóvel perdeu trinta mil euros de valor. 

Vamos agora dar uma vista de olhos à secção de automóveis usados do salão de exposições. Aqui, encontrámos o mesmo modelo, mas três anos mais velho. Utilizando o mesmo método, podemos encontrar o atual valor residual. Hoje em dia, os valores residuais aplicam-se a todos os diferentes tipos de veículos e os agregados dos mercados podem ser calculados por segmento, marca e tipo de combustível num país. Agora, para saber mais, vá a  autovistaintelligence.com

Este conteúdo foi-lhe apresentado pela Autovista24.

Note-se que este artigo é uma tradução do original publicado em inglês na Autovista24 e, por conseguinte, poderá conter pequenos erros ortográficos. Caso verifique qualquer discrepância ou inconsistência entre o original e a tradução, a versão que prevalecerá será sempre a inglesa.